Tapas na Baixa
- Fino Sentido
- 13 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de nov. de 2018

Preguicite aguda no fim-de-semana? Não tens vontade de lavar panelas e só queres curar a ressaca depois de uma noite de finos? ‘Tamu juntos, vamos lá lamber os beiços!
Taberna de Santo António
Localizada nas Virtudes, esta taberna tem o típico aspeto de tasco. Não levem isto para o mau sentido, falamos em tasco como sendo aconchegador, familiar e um ótimo local para saborear uma comida com o gostinho de como se fosse feita em casa.
Aqui encontram-se petiscos simples como a bola de carne e os rissóis que são divinos e não podem ser deixados de parte. O polvo e o bacalhau são indispensáveis de constar na vossa opção pois são uma pequena lembrança de que vivemos num paraíso à beira mar.
Se não gostarem do nosso típico fino, têm ainda a opção de pedir o vinho da casa que não vos vai decepcionar!
Este pequeno segredo do Porto não podia ficar guardado e é a melhor opção se querem um ambiente tipicamente tripeiro com bom atendimento e sem ser preciso venderem um rim no mercado negro.
Antiga Leitaria Bistrô
Aqui já vão ter de puxar um pouco mais dos cordões à bolsa e recomendamos a Bistrô mais para um lanche ajantarado.
Os pregos em pão do caco são uma ótima opção para os amantes de um bife tenrinho e com mil sabores. Os folhados de alheira com mostarda e mel e os cogumelos recheados com presunto e queijo são de chorar por mais!
Se ainda não estão convencidos, o marisco e o polvo são sabores que vão deixar o teu paladar rendido a tudo o que de melhor o nosso mar tem para nos oferecer.
A música agradável e o bom atendimento são uma mais valia para visitar este local, de facto é para aproveitar enquanto não apanham uma fila que dê a volta ao mercado do Bolhão.
Trigo de Cantos
E para quem quer experimentar outras culinárias mas sem deixar a nossa Invicta, temos o Trigo de Campos que traz os melhores sabores de Amarante.
O pão de Padronelo só de olhar já dá vontade de atacar, mas acompanhado com os diversos enchidos regionais é um foodgasm imediato! Se adoras um bom chouriço, a sopa de chouriços é de te levar ao céu.
Ah e o vinho regional produzido em Amarante é ótimo para começares a próxima piela de forma requintada.
Taberna Folias de Baco
A nossa paixão pelo Douro é notória e não conseguimos guardar para nós o fervor de dar a conhecer os maravilhosos vinhos exclusivos feitos com os frutos da região. Já que Baco fez o favor de os abençoar com os seus belos dedinhos, nós fazemos o sacrifício de os botar guela abaixo!
Tibornas obviamente não podiam ser deixadas de parte, acompanhadas com alheiras e queijos – também estes regionais – servem para dar aquele aconchego básico a essa pancinha.
Espaço com um design vintage e intimista, ou seja, nem vai dar a entender que estás a recuperar da folia de misturas da noite anterior. Perfeito para horas de conversa com os amigos depois de um passeio pelas ruas mais típicas do Porto.
Lareira Baixa
Se és intolerante à lactose e tens medo de arriscar, esquece! Mas se és aventureiro e não te importas nem um pouco com isso, esta é a melhor escolha de todas.
Queijo, enchidos, queijo, picapau, queijo, prego, queijo, sandes de pernil com queijo, batatas fritas caseiras, já mencionamos que têm queijo?
Com 10 paus, tens direito aos nossos queridos finos acompanhados de tábua mista de queijos e enchidos, picapau, cesto de pão, molho de azeite, pimento e cebola. E assim só por acaso, isto é a dose para 2 pessoas. Queres melhor para marchar com a tua cara metade ou com aquele amigo que não tem limites no que toca a comida?
Petiscos descomplicados e à Portuguesa, finos para limpar o paladar e ajudar a comida a escorregar, nada melhor que o nosso Porto para nos dar todo o aconchego que nos enche a alma.
Comments